
Apesar de ter surgido associado a ambientes mais desfavorecidos, rapidamente o fado ganhou popularidade enquanto forma de entretenimento e começaram as surgir estabelecimentos focados em trazer, juntamente com uma boa refeição, o fado para junto de todos os públicos. As casas de fado tornaram-se grandes pontos de interesse para os apreciadores de um bom show de fado, e apesar da sua origem lisboeta, chegaram também à cidade do Porto.
Aqui, a Casa da Mariquinhas surge como a casa de fado que se pensa ser a mais antiga ainda em funcionamento. Fundada em 1968, a Casa da Mariquinhas situa-se no coração do Porto, no bairro da Sé, e conta-nos através da sua decoração as histórias ali vividas ao som do Fado.
Em funcionamento enquanto casa de fado desde 1976, o Mal Cozinhado situa-se num edifício do século XIV que fora muito visitado por Camões, e é desde a sua origem um restaurante da zona histórica da Ribeira do Porto, . Pelos seus concertos de Fado passaram já grandes nomes, como o de Amália Rodrigues, grande símbolo do fado português.
Caracterizado de todo o tipicismo das casas de fado, O Fado situa-se num edifício centenário da cidade do Porto. Restaurante típico com concerto de fado, O Fado transporta-nos de volta ao século XX, com a sua decoração aprimorada e paredes de pedra.
Casa de fado, tradicionalmente vadio, a Adega Rio Douro conta já com três décadas repletas dos comes e bebes da Dona Piedade, mas também dos seus cantares. Aqui, todo o amante de fado pode cantar, rodeado por xailes, um quadro de Amália e mais uns quantos símbolo do fado. A Adega Rio Douro abre portas ao fado vadio, às terças à tarde, um costume já enraizado nesta casa.
O Cantinho da Teresinha abriu há já mais de 30 anos, apresentando-se enquanto Restaurante Típico. Hoje em dia, representa um espaço emblemático da cidade do Porto, onde se pode desfrutar de bons petiscos e jantar, que se fazem acompanhar de boa música, em especial, nas suas noites de Fado.