
Casas de Fado Vadio no Porto
O Fado Vadio, por vezes chamado de fado amador, é aquele que dá voz a fadistas e não fadistas, a quem quer que sinta e queira cantar fado. Muito mais do que um concerto, o Fado Vadio proporciona o convívio e partilha entre os amantes de Fado. Apresentamos algumas casas de fado no Porto, onde podemos encontrar sessões de fado Vadio.
Grupo Dramático Monte Aventino
Já com uma década de prática, o Grupo Dramático Monte Aventino pôs de lado o teatro e atualmente dá voz ao fado vadio no Porto, às sextasà noite e domingos à tarde. Levados pelo gosto de cantar fado, foram crescendo e hoje recebem na sua casa de fado talentosos fadistas como Cátia de Oliveira, a Rute Rita ou a Filomena e o Filomeno.
A Viela
Situada em Campanhã, a Viela é o ponto de encontro de moradores e trabalhadores da zona. Mais do que uma adega de comida tradicional portuguesa, o restaurante de Rosa Meireles presenciou os primeiros passos de Gisela João, e hoje recebe fado vadio à sexta feira à tarde, entre as 16.30 e as 19.30.
Adega Rio Douro
É às terças, entre as 16h e as 20 horas, que a Tasca da Dona Piedade dedica o seu dia ao fado vadio. A Adega Rio Douro, casa de fados com 30 anos de história, é o local onde todo o amante de fado pode cantar, rodeado por xailes, um quadro de Amália e mais uns quantos símbolo do fado.
Tasquinha D’Ouro II
A Tasquinha D’ouro organizava já tardes de fado no Porto há oito anos, no seu primeiro estabelecimento. Atualmente, é às segundas e sextas à tarde e no primeiro sábado de cada mês à noite, com jantar incluído, que o fado vadio acontece. Decorada a rigor, com xailes e miniaturas de guitarras portuguesas, a Tasquinha D’Ouro recebe de braços abertos qualquer amante de fado.
Flor de Paranhos
Transforma-se em casa de fados ao sábado, noite em que quem quiser pode aventurar-se no fado vadio do Flor de Paranhos. Com boa comida à mesa, o Flor de Paranhos honra a tradição do fado no Porto, recebendo semanalmente vozes cheias de emoção.