O Fado Tradicional tem a sua base rítmica e melódica apoiada nos fados Menor, Corrido e Mouraria. Estes três diferentes fados surgem como herdeiros dos fados mais antigos e remotos que se perderam no tempo.

O Fado Tradicional tem a sua base rítmica e melódica apoiada nos fados Menor, Corrido e Mouraria. Estes três diferentes fados surgem como herdeiros dos fados mais antigos e remotos que se perderam no tempo.

O Fado Menor caracteriza-se como sendo triste e melancólico. Composto em tons menores, o Fado Menor é um dos maiores e mais interpretados fados. Aqui, podemos ouvir o fado menor, interpretado pela fadista Rute Rita, na Casa da Guitarra:

O Fado Corrido, por outro lado, transmite alegria. Possui um andamento rápido e é composto em tom maior. como podemos observar no seguinte vídeo:

O último elemento desta trindade, o Fado Mouraria, é também composto em tom maior mas com um ritmo moderado. Alfredo Marceneiro, um dos maiores nomes do fado português, apresenta-nos um exemplo do Fado Mouraria:

Assim, o Fado Tradicional é um conjunto de melodias, sem letra definida, que deixa ao artista a liberdade de inserir na sua métrica um poema de sua preferência. Os Fados Menor, Corrido e Mouraria permitem ao fadista contar diversas histórias e expressar diferentes sentimentos, esses que são a beleza do fado português. Esta base do Fado Tradicional vai dar origem a inúmeros fados que até então foram produzidos, e que podem ser ouvidos nas Casas de Fado.

Bibliografia:

NERY, R. (2004) PARA UMA HISTÓRIA DO FADO. Lisboa: Público/ Corda Seca.
Lopes, S. (2011) Fado Portugal200 Anos de Fado. Oeiras: SevenMuses